Tratamentos
Quem nunca reclamou de dor na coluna? Segundo dados do IBGE, as dores nas costas (lombalgia, hérnia de disco lombar e discopatia degenerativa) são a terceira causa de aposentadoria precoce e a segunda em licença ao trabalho. Além disso, dor lombar é a segunda causa no mundo de procura por atendimento médico, perdendo apenas para o resfriado comum.
Muitas pessoas acabam “convivendo” com a dor nas costas ou no ciático por receio de cirurgias mais invasivas, com implante de parafusos e pós-operatório mais delicado.
Atualmente, no entanto, existem diversas técnicas de tratamento minimamente invasivo da dor, como rizotomia, denervação por radiofrequência e bloqueio neural. Estes são procedimentos percutâneos, ou seja, realizados através da pele sem haver corte ou necessidade de pontos após o procedimento. A técnica é realizada com anestesia local, e o paciente vai de alta para casa no mesmo dia, andando.
Quando o procedimento é bem indicado, mais de 70% dos pacientes submetidos a tratamento percutâneo da dor melhoram sem precisar de cirurgia invasiva. Para isso, procure um especialista que possa lhe avaliar adequadamente e recomendar o melhor tratamento para seu caso!
Dr Antônio B. Q. Krieger
Ortopedia/Cirurgia da Coluna
CRM-PR 22712 / RQE 15991