Rizotomia
A rizotomia da coluna, conhecida também como denervação facetária, é uma técnica cirúrgica utilizada para tratar a dor crônica na coluna. Ela consiste em destruir ou inativar as terminações nervosas que enviam sinais de dor para o cérebro.
A indicação para rizotomia é reservada para pacientes que não responderam a tratamentos conservadores, como fisioterapia, medicação e infiltrações na coluna, e que apresentam dor crônica e incapacitante. A rizotomia é geralmente indicada para pacientes com dor nas costas, dor ciática, dor no quadril e outras formas de dor neuropática da coluna.
De forma simples, o paciente recebe uma anestesia local e a rizotomia é feita através da introdução de uma agulha fina inserida na região do nervo. Todo o procedimento é guiado e acompanhado por aparelho de radioscopia para máxima precisão. Pela agulha, um eletrodo é colocado no local e causa uma alteração térmica responsável pela cauterização do nervo.
Após o procedimento, o paciente pode ir para casa e está apto ao retorno das atividades do dia a dia. É comum que o paciente sinta alívio imediato da dor. No entanto, os efeitos completos da rizotomia podem levar várias semanas ou meses para serem sentidos.
É importante mencionar que a rizotomia não é uma cura para a causa da dor, mas sim uma forma de aliviar os sintomas. Se as dores persistirem, uma cirurgia pode ser indicada pelo cirurgião.