Problemas nas costas e uma vida sedentária

Os problemas nas costas estão diretamente relacionados ao sedentarismo.

A falta de atividade física pode levar ao enfraquecimento dos músculos que sustentam a coluna (o core) e encurtamento de tendões e ligamentos. Isso pode sobrecarregar a estrutura vertebral e desencadear uma crise de dor.

A coluna lombar se mantém estável por meio de três pilares principais, o músculo transverso do abdome, o multifidus e os ísquio-tibiais. O fortalecimento do transverso do abdome e do multifidus associado ao alongamento adequado dos ísquio-tibiais promove um equilíbrio de forças, estabilizando a coluna lombar e permitindo a realização de movimentos funcionais do dia-a-dia sem risco de lesão.

Como fortalecer?

Estudos biomecânicos mostram que o transverso do abdome e o multifidus são melhor fortalecidos em exercícios de isometria, como prancha e L-sit. Movimentos funcionais básicos como agachamento e terra (deadlift) também recrutam fibras musculares desta região.

Aos atletas, seja de corrida, musculação, crossfit, ou outros, a prática sem preparo e fortalecimento muscular adequado também pode trazer lesões. Procure um profissional de Educação Física para um programa de exercícios adequado e que respeite os limites do seu corpo.

Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Atividades Físicas