COVID-19 pode causar dor nas costas?

Sim! Embora não esteja relacionada diretamente como um sintoma de COVID-19, as dores nas costas estão agrupadas entre as dores musculares que podem surgir durante a infecção pelo novo Coronavírus.

🔹 Um relatório de fevereiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) analisou quase 56 mil casos de COVID-19 na China e descobriu que quase 15% dos pacientes sentiram dores musculares.

🔹 Uma outra pesquisa, conduzida pelo Survivor Corps, um grupo de apoio para sobreviventes do COVID-19, e Natalie Lambert, pesquisadora da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, aponta que a dor na coluna lombar, torácica e cervical estão entre os 50 sintomas ou efeitos colaterais que persistem a longo prazo.

O que causa a dor? 🤔

Quando ficamos doentes, nosso corpo dispara uma resposta imunológica para lutar contra bactérias e vírus, como o que causa a COVID-19. As dores que sentimos nos músculos e articulações são resultado dessa resposta inflamatória.

Em geral, essa dor muscular resultado de uma infecção viral costuma ser muito diferente da dor causada por exercícios físicos intensos. Quando nos exercitamos, a dor muscular tende a passar após algumas horas. No caso da COVID-19, relatos apontam que a dor surge como cãibras e espasmos nas costas e que podem durar dias e até semanas.

_
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Coluna

Dr. Antônio Krieger é médico ortopedista e especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna. CRM-PR 22712 / RQE 15991

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *