5 hábitos para evitar dores na coluna

  1. Pratique exercícios regularmente e fortaleça o core
    Sem exercícios, seus músculos podem ficar fracos, sobrecarregando as articulações, levando a dor e acelerando o processo natural de degeneração. A musculatura do core, que sustentam e estabilizam a coluna, é composto por 29 pares de músculos na região lombar, abdominal, quadril e pelve.
  2. Evite o cigarro
    O hábito de fumar compromete e acelera o processo de degeneração dos discos intervertebrais, responsáveis por amortecer impactos e dar flexibilidade para a coluna, além de reduzir a capacidade de absorção de cálcio, fundamental para a saúde óssea.
  3. Busque manter o peso ideal
    O sobrepeso e principalmente a obesidade podem alterar o centro de gravidade do corpo, forçando a postura e gerando uma tensão na coluna.
  4. Tenha atenção com a postura
    Crie o hábito de vigiar sua postura ao estar em pé ou sentado; no trabalho busque a ergonomia na estação de trabalho, faça intervalos e alongue-se; ao levantar objetos pesados, faça da forma correta e com segurança.
  5. Reduza o estresse
    Nosso corpo reage ao estresse criando tensão muscular que pode afetar suas costas e levar até mesmo a quadros de dor. Relaxar, desligar o celular, praticar exercícios podem te ajudar a gerenciar o estresse e prevenir a dor.

Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Coluna

Dr. Antônio Krieger é médico ortopedista e especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna. CRM-PR 22712 / RQE 15991

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *