Médico pode prescrever atividade física?

Quem me acompanha aqui nas redes sociais sabe que pratico e incentivo que exercícios físicos sejam parte da rotina de todas as pessoas, inclusive dos pacientes que atendo e que sofrem de problemas na coluna.

Surge então o questionamento: médico pode prescrever atividade física? A resposta é SIM! ⬇

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), “compete ao médico, após o diagnóstico da enfermidade, prescrever a terapêutica adequada ao paciente e, inclusive, a prescrição atividade física em face da doença diagnosticada ou para sua prevenção”.

A Medicina é uma das profissões mais antigas e historicamente os médicos há milênios prescrevem atividades físicas a seus pacientes. Por quê? 🤔

➡ Os médicos são os responsáveis pelo diagnóstico, por conhecer o paciente e entender suas queixas, conhecer a fisiopatologia daquela pessoa e entender prováveis indicações e contraindicações para sua prevenção ou reabilitação.

➡ É então que entra o papel do profissional da Educação Física ou do Fisioterapeuta, que será responsável por periodizar, organizar, educar e acompanhar o paciente em exercícios focados em prevenir, tratar ou reabilitar aquela pessoa. É um processo multidisciplinar que se complementa e focado exclusivamente na qualidade de vida desses pacientes!

Para saber mais sobre a saúde da sua coluna, acesse o site: www.coluna.net

_
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Este post tem um comentário

  1. Tatiane Sobreiro

    Tenho hérnia de disco hj fiz exercios na parte da manhã com peso, passei o dia sem dor mais fui tomar banho e quando levei o pé pra lavar senti muito d9r travei, será que tem a ver com exercios de peso que peguei?

Comentários encerrados.