Quatro mitos sobre a coluna

Quatro mitos sobre a coluna! 👇

1 – Dor nas costas está relacionada com a idade

A queixa mais comum sobre dor nas costas está relacionada com a região lombar, e ela pode começar na adolescência, causada por má postura, ou até pelo peso das mochilas em crianças, por exemplo.

2 – Quem tem problema na coluna não pode praticar exercícios

O corpo humano não foi feito para ficar parado! Todos temos inúmeros benefícios para a saúde praticando atividades físicas e exercícios de fortalecimento muscular regularmente. Existem diversas modalidades que ajudam a fortalecer e estabilizar o tronco, aliviar dores e prevenir lesões.

3 – Toda hérnia de disco precisa de cirurgia

Cerca de 9 em cada 10 pacientes com hérnia de disco não precisam de uma intervenção cirúrgica. Tratamentos conservadores, incluindo fisioterapia e fortalecimento muscular, podem ser suficientes para a melhora do quadro. No entanto, em caso de falha do tratamento conservador ou piora do quadro de dor a cirurgia pode ser indicada para o tratamento.

4 – Colágeno para o tratamento de desgastes dos discos

Não existe nenhuma referência científica que comprove que a suplementação de colágeno é capaz de melhorar os desgastes e desidratação de discos intervertebrais. Os discos são estruturas fibrocartilaginosas que não recebem irrigação sanguínea – portanto não se beneficiam deste tipo de tratamento.

Saiba mais sobre a saúde de sua coluna em www.coluna.net
_
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Coluna