Exercícios físicos e saúde

Nós somos todos homens das cavernas. Sim! Do ponto de vista evolutivo, desde os primórdios da civilização humana, passamos 99% da nossa existência como nômades habitando cavernas, caçando pela manhã o alimento do dia e nos deslocando para novas áreas quando havia escassez de recursos naturais.

Até poucas décadas não tínhamos acesso a transporte motorizado, escada rolante, elevador, controle remoto, correio eletrônico ou tele-entrega. Fazíamos tudo a pé. Usávamos nosso corpo para todas as tarefas diárias, das mais simples às mais complexas. Hoje, porém, o ser humano tornou-se acomodado, estático, sedentário. Com isso veio a obesidade, dor nas costas, hipertensão, diabetes, depressão.

Atividade física deve fazer parte da rotina de saúde de cada indivíduo. Da mesma maneira que escovamos os dentes, tomamos banho e nos alimentamos, exercitar o corpo é uma exigência que nosso organismo faz para garantir bem-estar e qualidade de vida.

Os benefícios da atividade física são diversos: melhora o condicionamento cardiorrespiratório, aumenta o tônus muscular, diminui o risco de diabetes, hipertensão, depressão, fibromialgia, regula o metabolismo e produção hormonal, ajuda a emagrecer e controlar o peso, melhora a qualidade do sono e a nossa disposição. Para termos uma ideia, dor nas costas é a segunda causa no mundo de procura por atendimento médico! E a solução para a proteção da nossa lombar é simples: fortalecimento da musculatura abdominal e lombar, além de um bom alongamento dos músculos da coxa.

Qual esporte é o ideal? Musculação, corrida, vôlei, futebol, ginástica, crossfit, dança, natação, artes marciais…todos são ótimos! Naturalmente, o melhor esporte é aquele que mais gostamos de praticar. Não há idade mínima ou máxima para realizar exercícios físicos, devendo-se respeitar as particularidades e limitações de cada pessoa. Assim, para quem está sedentáro e se encorajou a iniciar alguma atividade esportiva, é recomendado porcurar uma avaliação médica para determinar se há alguma precaução a ser tomada.

Convencidos?! Então vamos logo pegar nossos tacapes e botar o corpo para mexer!

 

Dr. Antônio Krieger é ortopedista,
especialista em coluna e mestre em cirurgia.

Categories : Atividades Físicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *